Luiz Sergio Hilario 270×320

Nesta entrevista, conheça a trajetória de Luiz Sérgio Hilário, acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), que ocupa a Cadeira de nº 40.

CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

Luiz Sérgio Hilário (LSH): Sou contador e economista, além de ser especialista em Gerência Contábil e Metodologia de Ensino Superior/Licenciatura Curta. Iniciei minha carreira na área contábil, em 1973, e no Magistério, em 1976. Atuei como secretário Municipal da Secretaria da Fazenda do município de Apucarana, de 2009 a 2012. Fui professor de ensino superior por 30 anos e coordenador do curso de Ciências Contábeis na Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea). Desde 1980, integro a diretoria do Sindicato dos Contabilistas de Apucarana (Sicap) e, há três anos, sou coordenador do Fórum Desenvolve Apucarana 2035. Em 1998, tomei posse da Cadeira de número 40 na ACCPR, tornando-me o primeiro contabilista de Apucarana a alcançar esta honra.

CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?
LSH: O mercado de trabalho na área contábil condiciona e exige que o profissional seja ágil, atento, atualizado e conheça as tecnologias. Isso o leva a praticar uma contabilidade que não se limita apenas aos registros dos atos e fatos, mas que é um instrumento eficaz de gerenciamento e consulta. As informações fornecidas pelas demonstrações, balanços e resultados apurados devem se tornar subsídios e diretrizes estratégicas para os planejamentos empresariais, permitindo que o contabilista e o empresário superem os obstáculos impostos pelo Fisco, governo, concorrência e, principalmente, pela burocracia.

CRCPR Online: Que conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?
Analisar sua formação acadêmica e técnica: estão adequadas e suficientes? Você está preparado para o mercado de trabalho e para atender às necessidades diárias das empresas? Se a resposta for negativa, invista imediatamente na melhoria de sua qualificação profissional. Estudos, leituras, pesquisas, aperfeiçoamento, atualização, participação em eventos contábeis e a segurança na qualidade de suas ações são primordiais para a sua profissão. Você, profissional da contabilidade, está em um mar de grandes ondas preocupantes, formadas por empresários, capital financeiro, empresas, negócios, fisco, tributação, governo, resultados econômicos e exigências burocráticas. No entanto, tudo pode ser vencido com sucesso, desde que o interesse pelo trabalho contábil esteja focado na qualidade e ética, utilizando adequadamente, e no momento certo, os recursos intelectuais e materiais. Não esqueça que as entidades da classe contábil, como conselhos, federações, associações e sindicatos, são fontes de informação e oferecem inúmeros momentos de aprendizagem e qualificação. O ofício de contabilista é promissor; por mais que a tecnologia avance e a inteligência artificial domine certas atividades, sempre será necessário o olhar do contabilista, bem como sua sensibilidade.

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?
LSH: No presente e no futuro, a contabilidade está inserida no dia a dia das atividades econômicas, financeiras e sociais, sejam elas simples, complexas ou extraordinárias, e de natureza privada ou pública. Os profissionais contábeis e a contabilidade bem executada caminham juntos e não podem se separar nos pequenos e grandes passos como nos registros, na área tecnológica, nas informações e nos demonstrativos técnicos e orientativos. Vejo a contabilidade como indispensável e com um futuro positivo tanto no setor privado quanto no público. Sua valorização é automática e verdadeira. Tenho certeza de que o contabilista sempre será reconhecido, elogiado e aplaudido, pois ele é responsável por um dos serviços mais importantes para a sociedade organizada. No presente e no futuro dos serviços contábeis, sempre teremos a certeza de seus benefícios para o desenvolvimento empresarial, socioeconômico e governamental.

Fonte: https://www3.crcpr.org.br/crcpr/noticias/entrevista-luiz-sergio-hilario-fala-sobre-sua-trajetoria-na-contabilidade-e-na-accpr

PHZpZGVvIHdpZHRoPSI2MjIiIGhlaWdodD0iMzUwIiBjb250cm9scyBhdXRvcGxheT4NCiAgPHNvdXJjZSBzcmM9Imh0dHA6Ly9zaWNhcHByLm9yZy5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOC8wMi9TYWZld2ViLUNvbnRhZG9yLVBhcmNlaXJvLm1wNCIgdHlwZT0idmlkZW8vbXA0Ij4NCiAgPC92aWRlbz4=